burocracia

J1 visa part 2

8.11.11

Hoje meu visto chegou! Pois é, fiz na quinta-feira e já chegou na terça seguinte... A galera que fez no Rio ou em São Paulo estava esperando pelo menos uns 10 dias úteis, mesmo pra quem mora lá!

Enfim, é meu gancho para falar sobre o visto J1. Esse visto é da categoria exchange (intercâmbio), seja pra estudo ou trabalho. A data que ele passa a valer e a que ele expira são as mesmas de começo e fim do programa em questão. O meu, por exemplo, expira no dia 29/02/2012, meu último dia de trabalho na Universal.
Depois que ele expira, o intercambista ainda pode ficar 30 dias nos Estados Unidos, mas apenas como turista, sem trabalhar ou estudar. No meu caso, eu vou ficar só mais uns 10 dias (falta grana!), e vou pra Nova York e Los Angeles. Mas sobre o Grace Period eu falo depois!

Pensou que eu ia mostrar minha cara nessa foto horrorosa? NO WAY!
O que é necessário para tirar um visto J1:
Pagar a taxa de agendamento (R$38)
Agendar a entrevista na Embaixada ou Consulado (no meu caso a Yep fez isso por mim)
Preencher o DS-160
Pagar a taxa de solicitação de vistos no Citibank ($140)

No dia da entrevista:
Página de confirmação de preenchimento do DS-160 impressa
Passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data da viagem
Foto 5x5 ou 5x7 nos padrões exigidos (fundo branco, expressão neutra, orelhas aparecendo etc.)
Comprovantes de pagamento (Sevis, agendamento)
DS-2019

Esses são os documentos estritamente obrigatórios, tipo se não levar pra Embaixada/Consulado não tira visto. Mas também é indicado levar coisas que comprovem vínculos fortes com o Brasil, como Declaração de Importo de Renda e comprovante de rende (seus ou de quem está pagando seu programa), comprovante de matrícula da universidade, etc.

You Might Also Like

0 comentários

FOTOS

FACEBOOK