turismo

Travel tips #5

20.8.14

Pra fechar a série de posts com dicas de viagens (não que eu seja uma expert no assunto – quem dera!), esse último é bem variado, com várias pequenas dicas úteis. Eu vi esse post do Catraca Livre (que na verdade é repost do Distractify) e achei que se encaixaria direitinho no que eu tava fazendo. Selecionei as dicas que achei mais legais com minha experiência pessoal.


Geral

1. Usar janelas anônimas ao pesquisar e reservar passagens e hoteis online


Esse eu nunca comprovei se faz diferença mesmo, mas já vi a dica em tantos lugares que uso por via das dúvidas. Aparentemente os sites de viagem rastreiam as suas visitas e aumentam o preço quando sabem que você já os acessou antes.

2. Fugir das longas filas no banheiro do aeroporto

Sempre achei meio óbvio, mas o primeiro banheiro que você vê ao descer do avião ou entrar no aeroporto geralmente é o mais cheio mesmo, vale a pena andar mais um pouquinho e não pegar fila.

3. Enrolar as roupas, e não dobrar, economiza espaço na mala



Sobre isso eu já falei aqui.

4. Salve imagens dos seus documentos antes de viajar (tanto digitais quanto impressas)

Gente, sei que isso parece coisa besta de quem se preocupa demais, mas na eventualidade de perder algum documento essa dica salva vidas! Imagina você sem passaporte numa cidadezinha do leste europeu onde não tem consulado brasileiro e a comunicação é difícil. Ter uma cópia dos seus documentos vai facilitar sua vida, evitar atritos (extras) com autoridades locais e agilizar o processo quando você conseguir contato com algum consulado próximo.

5. Deixe o smartphone no modo avião


Isso eu uso até no dia a dia (no meu trabalho não pega celular, mas tem wi-fi, e deixar no modo avião aumenta a vida útil da bateria). Quando viajo pro exterior eu nunca pego chip local, então fico só no wi-fi e na câmera mesmo.

6. Guarde as embalagens travel size e reponha os produtos

Pra quê ficar comprando milhões de frasquinhos que acabam em dois tempos se você pode ir repondo os produtos quando acabarem? Além de mais inteligente e produtivo, ainda é mais sustentável.

7. Use Google Maps ou GPS offline



Antes de sair do hostel pra passear, eu sempre consulto distâncias, estações e rotas de transporte público no Google Maps. Afinal são coisas necessárias que nem todo mapa de papel tem. Para não depender de wi-fi a cada passo, dá para pesquisar o que você precisa saber e digitar "OK Maps" para usá-lo offiline.

8. Consiga wi-fi de graça 

Aparentemente, no aeroporto, basta colocar “?.jpg” no final de qualquer URL para conseguir contornar o wi-fi caro. Você também pode se sentar perto das salas VIP, já que às vezes o sinal pega fora. Ainda preciso testar!
Em estabelecimentos como restaurantes e lojas, muitas vezes você acha a senha do wi-fi no Foursquare  essa eu já comprovei.

9. Evite vazamentos desagradáveis na mala




Eu mesma já me ferrei várias vezes com isso – o shampoo ou o creme vazou e, além de ficar sem o produto, ainda sujou minhas roupas ou então outras coisas na nécessaire. Para evitar isso, basta embrulhar as embalagens em filme plástico e tampar de  novo. 


10. Leve uma garrafinha vazia para a viagem

Com ela vazia você passa sem problemas no raio X e pode enchê-la de novo depois (eu geralmente fazia isso nos países europeus onde a água da torneira é potável e os locais bebem dela, é sempre bom checar antes!). Antes de sair para passear, é só encher no hotel e ir se hidratando durante o dia. Vi até algumas cidades, como Roma e Barcelona, que tem fontes com água potável nas ruas. 

You Might Also Like

0 comentários

FOTOS

FACEBOOK